Eunápolis implantará sistema para maior controle de prazos e economia em obras públicas

Visando encurtar prazos, economizar recursos e aumentar a qualidade dos trabalhos realizados nas obras em andamento na cidade, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura, recebeu nesta quinta-feira (12/12), palestra referente à implantação futura do Sistema BIM no município.

A sigla BIM significa Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção, que é o futuro da construção civil. O sistema é utilizado mundialmente e vai diminuir o tempo de elaboração de projetos, sendo possível desenvolver projetos integrados, compatibilizados e com riqueza de informações precisas, presentes no modelo 3D. Além disso, será possível a obtenção de orçamentos de forma automática, muito mais precisos e detalhados.

Segundo Robson Lopez Coordenador de Obras Públicas do Município “o BIM integra arquitetos, engenheiros e construtores na elaboração de um modelo virtual preciso, que gera uma base de dados que contém informações necessárias para reduzir em até 20% os custos e o tempo de uma obra”.

Para o prefeito Robério Oliveira a aplicação correta dos recursos públicos sempre foi prioridade e a tecnologia é uma forte aliada. “O BIM traz previsão exata de prazos, custos de acordo com o que estava projetado e fluxo de trabalho transparente e aberto, com seus impactos financeiros e produtivos, o que nos ajuda a otimizar recursos e tempo” destacou Robério Oliveira.