Mais saúde, menos fila: Marcação de exames agora será nos bairros em Eunápolis

Pensando em aproximar os serviços de saúde da população e reduzir filas, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Saúde, está levando a Regulação, setor que marca os exames e consultas, para as Unidades Básicas de Saúde. A partir desta segunda-feira (02/03), o setor já passará a funcionar em pontos estratégicos, conforme tipo de exame/procedimento, para facilitar o acesso da população.

O secretário de Saúde Jairo Júnior explicou que a população deve ficar atenta, pois foram criadas 05 (cinco) Micro Regulações que funcionarão nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Rosa Neto, Stela Reis, Antares (UBS Loudes Seixas), Centro (UBS José Ramos) e Minas Gerais. Nestas unidades poderão ser marcados os exames de Tomografia, Ressonância, Colonoscopia, Endoscopia, Pequenas cirurgias, Ecocardiograma, Ultrassonografia doppler, Ultrassonografia obstétrica, Paaf de mama, Paaf de tireóide, Prick teste, Consulta em psicologia e fonoaudiologia. O usuário deve procurar a Micro Regulação mais próxima de sua residência.

Já para os exames e cirurgias de maior complexidade, além dos pacientes do Tratamento Fora do Domicílio – TFD, as marcações devem ser realizadas no Complexo Regulador (setor de Regulação) que hoje se encontra na Secretaria Municipal de Saúde de Eunápolis, no bairro Pequi. As marcações realizadas na sede serão: Hemodiálise, Cirurgias eletivas, cirurgias de catarata e Gestantes de alto risco tipo 2.

Os agendamento de consultas especializadas, fisioterapias, exames laboratoriais e ultrassonografias simples permanecem com marcações em todas as Unidades Básicas de Saúde. De acordo com o prefeito Robério Oliveira, “o intuito é desafogar o fluxo de exames em uma única regulação, promovendo a redução significativa na espera do atendimento e facilitando a locomoção dos usuários que terão unidades da regulação mais próximas de suas residências”.